Intercâmbio com os grupos Espanca! e Maria Cutia

Na manhã do dia 20 de junho estiveram reunidos na sede do grupo Espanca! no centro de Belo Horizonte os grupos Clowns de Shakespeare, Espanca! e Maria Cutia para um intercâmbio entre os três coletivos. Devido ao momento social e político em que nosso país está inserido, nos apareceu bastante oportuno e produtivo fazermos uma plenária para debatermos sobre o papel do teatro e espacialmente do teatro de grupo na contribuição das mudanças de determinados paradigmas expostos na nossa contemporaneidade. Além disso pudemos também debater um pouco sobre as formas de organização e sustentação de cada coletivo e assim cotejá-las com nossa própria prática. Este momento se apresentou de forma muito lúcida a todos que acabamos acostumando nosso olhar sobre nosso modos operandi. Assim, pudemos conhecer novas formas de estruturação para que possamos ser provocados e irmos nos reelaborando a cada encontro.

Segue abaixo um breve relato de uma das integrantes do grupo Maria Cutia sobre o encontro:

“Muito prazerosa nossa manhã de segunda com os grupos Espanca e Clowns de Shakespeare! Dois grupos que admiramos pelas respectivas trajetórias e importância no cenário teatral brasileiro. Que rico foi o nosso encontro! Vimos que estamos no mesmo barco e que na atual situação da cultura em nosso país, teremos difíceis anos pela frente. Mas vamos resistindo!
O intercâmbio entre grupos é imprescindível para que possamos conhecer outras formas de trabalho, ter olhares diferentes para a produção e estrutura de funcionamento de cada grupo. Foi interessante reconhecer as mesmas angustias, mesmo sendo grupos com estruturas e linguagens diferentes. Esse é um problema comum entre grupos que conseguem através de leis e projetos pontuais atingir certo patamar que não se sustenta no decorrer dos anos.
O grupo agradece o convite e deseja que essa parceria não pare de crescer! Saímos mais fortalecido por saber que podemos nos apoiar sempre!”

Polyana Horta

2016-07-18T00:17:40+00:00
English English French French Portuguese Portuguese Spanish Spanish

Accessibility