Carregando Eventos
Este evento já passou.

Sua Incelença, Ricardo III volta a São Paulo e Belo Horizonte durante programação dos Jogos Olímpicos.
O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal/RN), realizará duas apresentações do espetáculo Sua Incelença, Ricardo III na cidade de São Paulo (SP), nos dias 06 e 07 de agosto, às 17h, em palco aberto na praça do Teatro Municipal Flávio Império, e na cidade de Belo Horizonte (MG), nos dias 13 e 14 de agosto, em mesmo horário, no Anfiteatro do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. O Grupo, selecionado pelo Edital ‘Circuito Funarte Cena Pública’, retorna às duas cidades para mostrar ao público brasileiro e estrangeiro presentes durante a programação dos Jogos Olímpicos um espetáculo que mescla referências da cultura brasileira e nordestina com a Inglaterra Elizabetana da obra shakespeariana.

Sua Incelença, Ricardo III marca o encontro dos Clowns de Shakespeare, importante grupo nordestino que há 22 anos tem sede em Natal, com o encenador mineiro Gabriel Villela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo no país. O nordeste de Luiz Gonzaga e dos cantos populares, se mistura com as Minas Gerais do encenador Gabriel Villela e dos preparadores musicais Babaya e Ernani Maletta, o Rio de Janeiro da diretora de movimento Kika Freire, e a São Paulo do diretor assistente Ivan Andrade. Esse caldo brasileiro mescla-se na encenação com outras referências mundiais, a começar pelo diálogo proposto entre o sertão nordestino e o texto original inglês, e ao repertório de músicas pop e rock também de origem inglesa.
Desse processo de hibridização e mestiçagem tão tipicamente brasileiro, resulta um espetáculo no qual a tragédia original de Shakespeare adquire ares cômicos, populares e festivos, possuindo um grande poder de comunicação com o público.

O espetáculo foi idealizado para ser apresentado ao ar livre e desde sua estreia em 2010 vem percorrendo desde pequenas cidades do interior nordestino, até a maioria das capitais brasileiras, bem como participado de importantes festivais internacionais como o Festival Santiago a Mil no Chile, o Festival Iberoamericano de Cadiz, na Espanha, o evento Montevideo Capital Iberoamericana, no Uruguai, além de ter encerrado o Ano do Brasil em Portugal apresentando-se em 2013 no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressões Ibéricas, na cidade do Porto.

Sobre o espetáculo:

O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão atual e a Inglaterra Elisabetana. A pesquisa musical desenvolvida no trabalho parte das “Incelenças” (Excelências), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra. Agregando valor ao universo da música nordestina, o rock clássico inglês traz um tempero especial que conecta a Inglaterra Elisabetana com o Nordeste brasileiro contemporâneo, com citações de bandas como Queen e Supertramp.


Ficha Técnica:

Direção: Gabriel Villela / Assistente de direção: Ivan Cabral e Fernando Yamamoto /
Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Dudu Galvão, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser, Titina Medeiros e Nara Kelly (standing) /Texto original: William Shakespeare / Adaptação do texto: Fernando Yamamoto/ Figurino: Gabriel Villela / Cenário e Luz: Ronaldo Costa / Aderecista: Shicó do Mamulengo / Direção Musical: Marco França, Ernani Maletta e Babaya / Preparação vocal: Babaya Moraes / Preparação corporal: Kika Freire / Produção: Rafael Telles.